quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Tema: O mercado de Trabalho para Portadores de Necessidades Especiais

A coisa mais importante, sem dúvida, na elaboração do TCC é a originalidade. Para isso é de suma importância a escolha de temas pouco difundidos na mídia.

O Mercado de Trabalho para Portadores de Necessidades Especiais é um tema pouco abordado pelo governo e pela mídia, o questionamento da funcionalidade do sistema de cotas, bem como, a fiscalização do governo nas empresas privadas é amplo. Ao escolher esse tema você verá o leque de oportunidades desconhecidas pelas as pessoas em geral, tanto portadoras de necessidades especiais ou não.

Tema Indicado para os Seguintes Cursos:

Administração
- Pois estuda os aspectos mercadológicos e inclusivos
Sociologia - Pois aborda o assunto da inclusão social
Direito - Pois está na constituição e diversas leis e emendas os direitos dos PNE's

Sites de artigos relevantes para a pesquisa:
  • http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/lei_cotas.asp
  • http://www.uepg.br/denge/eng_seg_2004/TCC/TCC%2032.pdf
  • http://www.saudeetrabalho.com.br/download/oportunidades-miranda.doc
  • http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2510/000370879.pdf?sequence=1
  • http://www.apamt.org.br/anais_2007/xxii_jornada-anais/temas_livres/tema9.pdf
Livros:

O livro abre uma discussão sobre o papel do deficiente físico na sociedade atual, bem como seu papel no passado. Trata dos direitos dos deficientes e traz depoimentos de diversos portadores. Traz uma legislação básica sobre a pessoa portadora de deficiência, uma relação com as profissões compatíveis e as regras de acessibilidade.
Editora: SENAC

Filmes:

Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

Nenhum comentário:

Postar um comentário