sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Tema: Programa 5 S

Um tema muito interessante para se estudar é o Programa desenvolvido pelos japoneses na década de 50 chamado "5 S" que visa principalmente o estudo do ambiente, o seu significado e suas relações com ele. O Programa 5 S hoje é a base para os atuais programas de qualidade.

Tema Indicado para os Seguintes Cursos:

Administração
- Pois estuda os aspectos administrativos da empresa
Arquitetura - Pois estuda os ambientes interiores

Sites de artigos relevantes para a pesquisa:

  • http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/metodo_5S.pdf
  • http://74.125.113.132/search?q=cache:8oj0uXy4S_YJ:server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php%3Fid%3D196%26article%3D54%26mode%3Dpdf+5s+pdf&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br
  • http://www.scribd.com/doc/414124/Filosofia-5S
  • http://www.youtube.com/watch?v=wLD9WfbQLwI
Livros:



Este livro tornou-se uma referência prática para as organizações que decidem implementar o 5S em seus domínios. Com uma visão simples e métodos didáticos para a sua implantação e seu acompanhamento, este trabalho talvez seja hoje a publicação mais lida no país sobre o tema.
125 páginas - Haroldo Ribeiro


Após mais de 40 anos de sua criação no Japão e desde a década de 80, quando passou a ser adotado no Brasil, o 5S continua sendo a principal, senão a única, ferramenta gerencial adotada pelas Organizações para a formação de uma base física e comportamental propícia para uma maior produtividade e melhor qualidade de vida no trabalho. Por que um processo que trata de conceitos tão simples e óbvios é alvo de implantação de Organizações de todo o mundo, independentemente de seu negócio ou porte? A metodologia de implantação do 5S apresentada neste livro é fruto da vivência prática do autor, capaz de levar as Organizações a atingirem um nível de excelência, respeitando os conceitos orientais, porém, considerando os traços culturais das pessoas e das Organizações.
280 páginas - Haroldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário